quarta-feira, setembro 28, 2005

Falsas promoções!! Cuidado!

Há dez minutos estava muito tranquila a estudar matemática, vectores mais precisamente, quando a minha mãe me conta uma história que provocou revolta em mim.

Foi o seguinte, há mais ou menos um mês, talvez nem chegue a um mês, a minha mãe foi à POLUX, uma loja na Baixa de Lisboa, comprar uma panela de pressão. Na altura a panela custava pouco mais de 60€, não sei precisar o preço, apenas sei que não chegava aos 70€. Mas hei-de saber ao certo quanto custou.

Hoje, dia 28 de Setembro de 2005, nem um mês depois, essa mesma loja está a fazer “promoções”. Eu coloco aspas porque essas promoções são uma farsa.

A minha mãe voltou lá para comprar uma panela de pressão igual à anterior, mas agora para a minha irmã. Procurou e encontrou. Viu preços mas não estava a entender como era possível uma coisa comprada fora de promoção ter sido mais barata do que com dez por cento de desconto.

Para se certificar procurou na sua malinha, super organizada, o talão da compra que havia feito. Verificou se o modelo comprado era o mesmo modelo que estava a ver. E era. Tudo era igual, menos o preço. A mesma panela estava ali a custar 77€ e uns quantos cêntimos. Depois teria um desconto de dez por cento.

Ora, façamos as contas, se a panela tinha custado pouco mais que 60€, SEM PROMOÇÃO, e está agora a custar 77€ com desconto de dez por cento, significa que a panela pode ser comprada por 70€. Se a matemática não me falha, 70€ é mais dinheiro do que 60 e picos euros. Isso é que é promoção?!

E o mais hilariante é que a minha mãe se deu ao trabalho de perguntar a uma das funcionárias, há quanto tempo é que as panelas estavam com aquele preço, ao que a funcionária respondeu “há muito tempo”. Perante uma resposta destas, a minha mãe saca do talão e pergunta então como foi aquilo possível. A resposta foi falaciosa “ foi o aumento do IVA”. Curiosamente, o IVA já aumentou há algum tempo, e ainda mais curioso é o facto de estar IVA de 21% no talão de compra…

Como isto aconteceu no piso de entrada e não onde costumam estar as panelas, a minha mãe foi lá. Fez a mesma pergunta e deixou a ideia que até pode comprar uma panela de pressão mais cara, mas não será na POLUX com toda a certeza.

Realmente, anda meio mundo a enganar o outro meio…
Já sabem, quando forem à POLUX muito cuidado com as promoções, e se puderem, comprem fora da época de promoções, sai mais barato!!