terça-feira, julho 12, 2005

Música e Músicos

Ontem à noite adormeci a ver um documentário sobre a pirataria na indústria discográfica. Achei bastante interessante. Acho que é importante alertar a quem copia abusivamente músicas e até mesmo CD's inteiros.

Hoje pude ver uma banda nova, ou melhor, uma banda que existe há bastante tempo mas que só agora começa a dar sinais ao mundo da sua existência.

Adorei. A banda chama-se MAZE. Dei especial atenção ao baterista(Zé Moreira) e ao vocalista (Paulo Ramos), mas não pensem que o Guitarrista (Nené) e o Baixista (Leopoldo) não são bons músicos! Nada disso! São, eu é que na minha ignorância musical apenas pude apreciar os outros dois.
O baterista é simplesmente espectacular! É espantoso como é possível ter tanta e tão boa energia para tocar aquele instrumento. Pronto, confesso que se dei mais atenção ao baterista é porque se aprendesse a tocar qualquer coisa, seria bateria...
Mas, por já o ter ouvido e ao guitarrista e baixista, também, não fiquei assim tão tão impressionada.

Quem me impressionou mesmo foi o vocalista. Eu nunca tinha visto nada assim! Achei fantástica a maneira como utiliza a voz. Usar a voz de uma forma tão diversificada, conseguir cantar graves e agudos tão naturalmente. Chega a ser arrepiante! E vê-lo a cantar e ter a sensação que não está a esforçar a voz...
Acho que é um exemplo para os que querem cantar.

Voltando ao assunto do primeiro parágrafo: a pirataria. Eu sei que o preço dos cd's podia ser mais baixinho, sei que se há oportunidade de ter determinada coisa a custo zero é dificil resistir à tentação, mas talvez fosse bom dar a conhecer uma outra realidade. É preciso ter noção que os músicos que são músicos e que querem fazer a sua vida através da música, ganham dinheiro para se sustentarem a si e às suas famílias, através da música que fazem. Ora, se fazem música e depois não a vendem não é justo.

Quando forem no vosso popó ou estivere num sítio qualquer a ouvir uma musiquinha que gostem, lembrem-se que aquilo não foi feito nos três ou quatro minutos da música, mas sim em horas. E que para se ser músico é preciso estudar, praticar, perder tempo, fazer a mesma coisa que um trabalhador qualquer faz, seja ele advogado, médico, gestor... Ser músico não é andar na boa vida! Desenganem-se! Ser músico não é apenas ter o dom ou ter o jeito para a coisa, é preciso trabalhar.
Eu sei o que estou a dizer, não estou a falar sem conhecer os factos.
Aprendam a valorizar os Músicos, mas os Músicos de verdade, aqueles que trabalham para serem cada dia melhores. Pensem bem se há assim tantas profissões em que os profissionais se dediquem tanto a ser melhores a cada dia que passa. Cada vez acho mais que ser Músico ou outra profissão qualquer que não se enquadre nos padões normais impostos pelas sociedade, é um acto de coragem.

Já agora, da próxima vez que forem á FNAC procurem o album dos MAZE. Vão ver que está ali uma grande banda.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vou ja sacar isso da net... eheheh é sem duvida mais facil, mais pratico e mais economico sakar a musica pirateada da net, enkuanto por 37 euros pagamos uma mensalidade de ligação de internet de 2 megas e num mês sacamos milhares e milhares de musicas de todas as bandas e mais algumas... sem ter ke descolar o rabiosque da cadeira, queres uma banda bacana? dragonforce, a velocidade da musica é algo fascinante

terça-feira, julho 12, 2005 11:20:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Só espero que não encontres nada dos Maze na net, ou que caso encontres e gostes, deixes a preguiça de lado e levantes o rabiosque da cadeira e vás comprar o teu CD.
Se a luta e os combates também fossem pirateados não ias achar tanta graça aos rabiosques preguiçosos.
Tu sabes tão bem o que é ter uma "ocupaixão", talvez se um dia sentires na pele que o teu trabalho não é recompensado penses duas vezes antes de sacar músicas e mais músicas, ainda por cima de uma banda em fase de lançamento.
Cada vez acho mais que é preciso conviver com os Músicos para lhes dar valor.

terça-feira, julho 12, 2005 11:35:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

bem vamos lá avaliar a questão a fundo de uma forma sucinta:
a pirataria é crime e não deveria ser feita, pois, há musicos, programadores, etc a trabalharem para que pessoas com uma ligação à net usufrua do trabalho deles e abuso dos mesmos.
pois bem eu estudo na area da informatica e sem duvida que sei o que é fazer um trabalho e por esquecimento deixa-lo no computador das aulas pratidas e virem colegas de outros turnos e entregarem o meu belo trabalho com o nome deles, enfim é mau... eu sei o que isso custa embora aqui nao esteja implicito o dinheiro. toda a gente sabe que portugal ta de 'tanga', claro que nao paramos de ver varios carros de ultimo modelo, mas nao podemos sequer pensar que a pirataria acabe enquanto os CDs, os programas , etc tenham os preços que têm! eu nao consigo sequer imaginar eu a comprar vá lá 2 cds por mês so pk gostei de uma musica da banda!
portanto antes de acabar com a pirataria passemos primeiro a tentar evoluir o pais economicamente! e depois sim aperta-se o cinto à pirataria!

Luis F. Sousa

quarta-feira, julho 13, 2005 12:20:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Eu sei que a pirataria é errada mas nao podemos apenas ver os lados negativos. Além disso, nem toda a gente tem dinheiro para pagar todos os cds de que gosta. Se eu tivesse de me limitar a comprar cds, se calhar havia bandas que eu nem sequer conhecia mais de uma ou duas musicas. A net pode também ser vista como um meio de promoção das bandas, se gostar de uma musica nao vou logo comprar o cd para gasar 15euros e depois nao gostar. Mas se tirar o cd da net e gostar da banda, quem sabe se mais tarde nao compro os cds dessa banda. Saquei imensas musicas dos Muse da net, agora adoro, ja comprei o dvd e quero comprar os cds que sairem. Quando gosto realmente de uma banda compro os cds mas se gostar apenas de uma musica valerá a pena comprar?

quarta-feira, julho 13, 2005 3:23:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Liliana, com essa opinião concordo. Concordo que se saque da net algumas músicas para se ver se vale mesmo a pena comprar o CD. Com o que eu não concordo é que aquelas pessoas que já conhecem várias músicas de uma banda e saibam que gostam da banda, copiam as músicas todas para um CD e pronto, já têm o CDzinho. Se toda a gente ou grande parte fizer isso, as bandas que tanto gostamos simplesmente não vão poder continuar a dar-nos o prazer de ouvi-las.
Concordo a 100% com o teu ponto de vista, mas infelizmente não é o mais comum.

quarta-feira, julho 13, 2005 8:12:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

convenhamos...quem não adora pagar pouco ou quase nada por algo que custa muito? no caso dos MAZE, como se trata de amigos, tenho muito mais consideração, mas admito perfeitamente que se fosse outra banda qualquer não tinha problemas em ter um cd copiado.em relação à música deles propriamente dita, e apesar de ser suspeito, digo : vale muito a pena experimentar ouvir, pelo menos!e se tiverem oportunidade de o fazer ao vivo, ainda melhor!
guilha

sexta-feira, julho 22, 2005 4:59:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home