sábado, julho 02, 2005

"Ocupaixões"

Uma "surpresa" fez-me pensar.
Porque será que há pessoas que se dedicam a uma ocupação a ponto de dizerem que não trocavam por nada nem ninguém?

Conheço pelos menos três casos desses.
Um adora jogar ténis, disse que não troca isso por nada nem ninguém. Outro adora lutar, diz que lutar e treinar é o que lhe faz sentir bem. Outro adora tocar guitarra.
São ocupaixões bem diferentes, mas eles são iguais num aspecto, para eles essa ocupação é muito singificante.

Não trocam isso por nada, por ninguém. São fiéis a isso, aos treinos, aos ensaios, ao tempo que têm que disponibilizar para isso.
Colocando hipóteses extremas, mas não impossíveis (infelizmente), se o tenista ficasse sem braços, se o lutador ficasse sem força, seo guitarrista ficasse sem dedos ou surdo...como seria?
Será que as suas vidas, a partir desse momento, passavam a ser um mar de tristezas, uma escuridão, uma vida sem alegrias, incompleta? Ou será que começavam a valorizar mais aqueles que sempre estiveram do lado deles?

Eu não entendo como é possível dizer-se que é pior passar sem essa ocupação do que sem o amor físico( e não só) da pessoa que se ama, ou se gosta muito...
Dizer isso ou dizer que se troca essa pessoa querida e amada por essa ocupaixão, é a mesma coisa. E eu não entendo.

Talvez o defeito seja meu por não ter uma ocupaixão. Talvez um dia venha a ter e perceber esses pontos de vista...talvez um dia venha a escrever frases "bonitas" num fórum..talvez um dia...

Depois, quando for velhota, quando estiver a viver os meus últimos minutos de vida (sim, espero viver muitos anos) hei-de pensar " dediquei todo o meu tempo a essa ocupaixão e muitas vezes deixei passar ao lado momentos e pessoas importantes"

6 Comments:

Blogger mj said...

hum...
Boa questão.
Bom, eu acho que é muito saudável dedicarmo-nos a alguma coisa com todo o corpo e alma.
Tu dedicas-te ao amor, mas não acho mais errado quem se dedique a outra coisa qqr...
Claro q tem tudo de ser sem obsessoes, mas tmbém quem ama em exagero também se dá mal.
O que importa, no geral, é as pessoas dedicarem o seu tempo ao que mais gostam de fazer, seja jogar ténis, namorar, jogar futebol, ou cozinhar.
Além disso acho que é tudo conciliável e um/a namorado/a que nao entenda os hobbies do/a namorado/a mais cedo ou mais tarde vai dar-se mal... my opinion!

Minha amiga, mt obrigada pelo teu apoio. És um espanto. Que tal um lanche no proximo fim de semana?
Bjs

domingo, julho 03, 2005 11:38:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Não, amiga!
Eu não quis dizer que dedicar ao amor é mais saudável do que dedicar a outra coisa qualquer. O que eu acho é que dedicar a QUALQUER COISA, seja ela qual for, se for em excesso pode ser prejudicial.
Dedicar ao amor até acho que é a pior ocupaixão que se pode ter. As actividades dificilmente desiludem o ser humano, o amor por outra pessoa pode cair na desilusão.
Acho que tudo pode ser concilidado e que se pode conseguir fazer tudo. Eu não acredito que todos os que se dediquem a uma actividade deixem de ter vida própria, família e amigos por causa da ocupaixão que tanto adoram.
No meio disto tudo, o que eu não acho correcto é que as ocupaixões impeçam outras vivências e experiências.
Já agora aproveito para dizer que não me dedico assim tanto ao amor a ponto de ser a minha ocupaixão. Limito-me a viver...

segunda-feira, julho 04, 2005 8:20:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

É-me difícil responder a esta questão de forma neutra/isenta, por motivos sobejamente conhecidos. Isso, claro, aliado ao facto de ser um dos "visados" (claro que é no bom sentido, eu sei disso, pequena!;) )
Como te explicar esta "missão" que nós, os "ocu-apaixonados" (isto não soa nada bem auditivamente!), nos vemos quase obrigados a cumprir? Decerto já ouviste falar em 'vocação'! A certo ponto, para chegarmos onde ambicionamos, temos de trabalhar mais do que o suficiente! Se isso implicar perdermos o rasto à vida que nos rodeia, é óbvio que é mau. Se conseguirmos alcançar um equilíbrio entre as partes, não vejo problema nenhum.
"As actividades dificilmente desiludem o ser humano, o amor por outra pessoa pode cair na desilusão." -> puro engano! As actividades/paixões podem desiludir e muito!Se as considerarmos como parte integrante da nossa essência, se falharmos ou as situações não corresponderem às nossas expectativas, há a possibilidade de frustração, desânimo, falta de coragem,etc...
Por último : não quero chegar ao fim da vida arrependido de me ter entregado em demasia à minha paixão, mas também não quero olhar para trás e ver que não arrisquei, que preferi o "convencional". Finalizo dizendo que ter uma ocupação artística ou desportiva é, entre outras coisas, positivo na medida em que nos possibilita evoluir, superarmo-nos a nós próprios a cada dia que passa, e sobretudo, DIVERTIRMO-NOS!!!:)
Um beijo,minha pikena! (finalmente fiz-te a vontade, hummm?:P)

gui

sexta-feira, julho 08, 2005 1:09:00 da manhã

 
Blogger Rita said...

Oh grandalhão, eu entendo tudo isso, e estava mesmo a referir-me àquelas pessoas que abdicam de muita coisa, ou eram capazes de abdicar de muita coisa por uma actividade.
Claro que eu entendo que se queres chegar a algum lado, tens de te esforçar. Mas isso acontece com qualquer pessoa que tenha objectivos na vida.
Admito que talvez tenha exagerado um pouco nas palavras e isso tenha feito passar uma opinião diferente da que realmente tenho.
Não condeno quem tenha ocupaixões. Condeno sim aqueles que as têm e se esquecem que a vida não é só isso.
Acho que é possível chegar ao fim da vida com a sensação de realização pessoal, tendo sido capazes de conciliar tudo da melhor forma.
Foste um dos "visados" mas nem por sombras criticado. Tu sabes disso,né?

sexta-feira, julho 08, 2005 8:11:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

"Dedicar ao amor até acho que é a pior ocupaixão que se pode ter."

??? "love is like Oxigen" (in Moulin Rounge)

dedicarmo-nos a que então? a coisas materiais?
Que interesse tem jogar à bola sozinho? que interesse tem tirar um curso de culinária e depois não provar ou dar a provar a alguem k nos diga k está bom? qual o interesse de algo que não desperta sentimentos/sensações em niguem? (nem a nós nem a outros...)

Toda a "ocupaixão" tem algum sentimento/sensação atrás... porque é a unica coisa que interessa neste mundo, sentir e partilhar...

Porque excluis o amor?sentimento tão nobre!Só se tem é k lutar por ele.. tem que ser é respeitado e cuidado... só é algo que magoa se as pessoas quiserem... tal como o é a saude que permite a uma criança correr a jogar à apanhada ou às escondidas... também se pode perder... mas não é por isso que não valha a pena lutar por ela...

Um beijo

segunda-feira, julho 18, 2005 11:04:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Não digo que não se lute pelo amor..coitadinha de mim se dissesse isso, cairia na contradição! Logo eu... ;)
O que eu quis dizer é que não se deve dedicar ao amor como se fosse a coisa mais importante e que sem ele é impossível viver. Digo isto referindo-me àquelas pessoas que acabam por ser doentias, obsessivas, é isso que eu quis dizer.
Claro que vale a pena viver o amor e lutar por ele. Vale muito e é muito gratificante, mas não se pode por de lado outros aspectos da vida, como os amigos, actividades..enfim, o que já existia antes de haver ou se encontrar o amor.

segunda-feira, julho 18, 2005 11:18:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home