sexta-feira, julho 08, 2005

Água...Falta de Água...

Eu sinceramente acho cada vez mais que Portugal tem como lema "depois de casa roubada trancas à porta".
É hábito acontecer coisas desagradáveis mas que poderiam ter sido evitadas, mas que ninguém evitou. É o "deixa-andar" típico cá do nosso país.

O Inverno que passou foi tudo menos a estação das chuvas, e assim continua e com certeza que há-de continuar por mais uns tempos. Ouvimos constantemente na televisão que o nível de seca está cada vez pior. Ontem ouvi dizer que 97% do território português está em seca extrema.
E eu pergunto: De que é que se está à espera para começar a actuar?! Estamos à espera que a água seja um bem tão escasso para então começarmos a pensar nas medidas a tomar?
É rídiculo o que está a acontecer.

Há animais com pouca água para beber, uns já morreram. Outros por não terem água começam a não ter alimentos. Se não há alimento para os animais, eles tornam-se fracos (quando não morrem) e já se está a ver a falta de comida nos pratinhos. Falta de carne, de fruta, de hortaliças, de arroz...enfim, de tudo.

E o que é que se faz? Pensa-se única e exclusivamente no dinheiro que se vai gastar para atenuar esses efeitos junto dos agricultores e criadores de animais. E pronto, acaba por aí o problema da seca.
Mas é pior, e há mais que se podia fazer. Porque não começar JÁ com o racionamento de água? É preciso chegar ao ponto crítico da situação para se pensar nisso? Porque não parar algumas fontes, porque não evitar que os chafarizes ligados a tempo inteiro continuem ligados a tempo inteiro? Porquê permitir que quem gasta água desnecessariamente continue a gastá-la?
Não me levem a mal, nem pensei que sou a favor da política de banho semanal. Nada disso! Acho que é perfeitamente possível tomarmos o nosso banhinho, e fazermos a nossa higiene diária mas sem gastar tanta água.

Só acho que é preciso pensar e agir antes que o problema se torne ainda mais grave do que já é. Nós cá na grande cidade, na capital, não damos conta desses problemas porque a águinha chega-nos sempre à torneira quando a abrimos. Mas lembremo-nos que há quem só veja um fino fio a escorrer da torneira, e há até mesmo quem já precise de ir buscar água fora de casa. Lembremo-nos da sorte que ainda temos. Pensem que em Angola um litro de água está à volta dos 20€ (ouvi isto numa das estações de televisão).
Não pensem que o Tejo é aquilo que vemos debaixo das nossas queridas pontes, porque o Tejo nem sempre proporciona essa bonita paisagem. Experimentem ir a Santarém, que é aqui tão pertinho, e vejam como está o Tejo...Eu já vi e não gostei.

Tentemos lembrarmo-nos que o mítico exemplo para a "Lei da Escassez" já foi mais veídico do que é hoje em dia. Graças a Deus ainda está muito longe de ser falso, mas se o mundo continuar assim, qualquer dia a água será mais valiosa que os diamantes...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu cada vez axo mais ke os portugueses têm akilo que merecem ... tamo-nos a tornar num porro burro mesmo!!!! Uma vez ke não prevenimos que tal remediarmos? mas não continuo a ver esbanjamentos de água por onde passo, tantas coisas onde se podia cortar para poupar um pouco de água...tá kieto enfim tenho medo de como vai estar portugal daki a uns tempos e tudo pk os politicos ao poder só se interessam neles proprios e nos votos ke ganham e não em portugal em si!!onde está o nosso espirito patriotico de preservar a nossa terra a nossa pátria??? preferimos vê-la a morrer lentamente devido á falta de acções necessarias ?

terça-feira, julho 12, 2005 10:10:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Viva o banho semestral! Ehehehe!
O mundo está sempre quase a acabar... já à 1000 anos muita gente o dizia...
Ainda à pouco dizia a minha irmã que o "Ó Ellllsssaaaaa!!!!!" nasceu nos salesianos e já deu a volta ao país...
Porque é que o nosso exemplo não será capaz de o fazer? palavra! criticas não dão coragem a ninguem para avançar, mas um gesto de exemplo é um grande passo, pois macacos de imitação é que não faltam!! ehehe (joking!)
Se há coisa poderosa é ensinar com o exemplo... é como a natureza a mostrar a uma criança com um fósforo que não se brinca com o fogo... e também a faze-la arregalar os olhos de espanto por tão simples incandescência...

Bjinhos

segunda-feira, julho 18, 2005 11:21:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Quem és tu anonymous que andou nos salesianos?

segunda-feira, julho 18, 2005 11:29:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

(K)... A RITA TEM UM POUCO DE RAZÃO KUANDO ELA FOI BUSCAR UM DITADO POPULAR(depois de casa roubada trancas à porta".)ISSO É UM FLAGELO MUNDIAL... É MESMO DOS HOMENS AONDE PASSA CONSOMEM TUDO. PRA NÓS K VIVEMOS AKI ISSO É MAIS CLARO. É EVIDENTE K OS PORTUGUESES KEIXÃO POR TUDO E POR NADA, PREFEREM TER FALTA DE ÁGUA PRA PODEREM PROTESTAR É TIPICOS DOS PORTUGUESES...

terça-feira, julho 26, 2005 12:30:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home