segunda-feira, junho 20, 2005

Incêndios

Estou farta de incêndios! Estou farta de ouvir que há incêndios aqui e ali. Farta de ouvir em prevenção.
Para mim a melhor prevenção era fazer como se faz em França. Lá há uma lei que diz que terra queimada não pode ser comprada durante os trinta anos depois de ter sido queimada. Acredito que o número de incêndios diminuiria!! Ninguém me tira da cabeça que a maioria dos incêndios são provocados por fogo posto. Não me espanta nada que assim seja, uma vez que a terra ardida é desvalorizada, e para quem quem construir brutas casas isso seja uma maravilha. Põem fogo nas florestas, o preço do terreno baixa, compram-no e fazem lá o que querem.
Por mais que falem em prevenção continua a haver incêndios. E eu não quero acreditar que seja agora que o calor provoca incêndios. Sempre houve florestas e matas, sempre houve calor. Tudo bem, as temperaturas têm aumentado, mas os meios de combate às chamas também estão mais sofisticados. Cá por mim isto tem tudo mão criminosa...
Continuo na minha, isto devia ser como em França...terra ardida não pode ser vendida durante 30 anos.

5 Comments:

Blogger mj said...

Faz sentido.
Não concordo que tenha TUDO mão criminosa, mas também acredito que a maldade e a ganância tratem de muitos dos casos.
Mais do que criticar é preciso apresentar soluções. Boa, Rita!

terça-feira, junho 21, 2005 3:31:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

oba, vou comentar :)
os incendios têm as mais diversas origens. acredito que um pedaço de vidro partido, no meio duma mata cheia de palha dos pinheiros, n seja um bom incendiário. Mas será que os pedaços de vidro se lembram todos ao mm tempo de aquecer e por uma mata a arder?!
A mao criminosa está em muito lado. Mas a causa n é só o terreno como dizes. A madeira também vale. Os pinheiros nao ardem completamente, e dps de ardidos, o k sobra, n vale tanto mas da jeito as empresas. os proprietarios vêem-se obrigados a vende-los mais baratos do que se n estivessem ardidos. Só nao percebo onde estao os valores destas pessoas... será que nao pensam o quao dificil é ver os nossos terrenos arderem como eu ja vi? ver as arvores á volta da nossa casa como eu ja vi? Uma senhora de idade, quando eu a fui buscar a casa no meio de um incendio que se aproximava cada vez mais da casa para a tirar de lá só me dizia com lagrimas nos olhos "eu prefiro arder com isto do que ver a casa onde morei toda a minha vida e as hortas onde plantei o que comi ardidas depois" Consegui tira-la de lá, com argumentos que n interessam para o post. Há pessoas k nao sabem o k isto é, há pessoas k n sabem o k é chorar com o fumo de tao concentrado que está devido á proximidade do incendio ao mm tempo que se chora por serem os "Nossos" terrenos. E são essas pessoas egoistas e gananciosas que destroem o que de mais precioso temos: o ar que respiramos!

segunda-feira, julho 04, 2005 10:56:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bem a minha opinião sobre incendios baseia-se em experiência própria.
Todos os anos no Verão vou para uma vila no Douro, lá os bombeiros formam um grupo coeso mas pequeno.Muitos jovens se oferecem para combater o fogo... Até aqui tudo bem se não fosse o quartel ser quase uma garagem sem condições onde mal se pode dormir e o facto de que muitas vezes um bombeiro ficar de piquete uma semana e ser obrigado a estar muitas vezes 48 horas seguidas nas chamas e só com uma sandwich e água.
E já não falo no dinheiro Que eles recebem para isso, que não chega para nada... É incrivel como isto acontece e tratamos tão mal estas pessoas que apesar de voluntariamente arriscam a vida pelo nosso bem estar.
Juntamente com isto vem muitas vezes a pouca preparação quer do cidadão comum quer dos bombeiros que por não dedicarem o seu tempo todo ao estudo dos incêndios não se especializam.
é importante limpar as matas, é importante educar e é importante criar bombeiros profissionais, que estão 24 horas a estudar e trabalhar. Nos E.U.A e outros paises isto acontece e ser bombeiro é uma profissão igual a outra, com a mesma dignidade e oportunidade de fazer carreira.

sexta-feira, julho 15, 2005 12:04:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

(K)... AÍ TÁ UMA SOLUÇÃO E FAZER COMO EM FRANÇA APOSTO K DE CERTEZA OS INCÊNDIOS EM PORTUGAL DEMINUIRA. É MUITO FRUSTRANTE VER AS FLORESTAS A QUEIMAREM SEM PODER FAZER NADA...ISTO É UMA KESTÃO DE EDUCAR AS PESSOA PK AS FLORESTAS É MINHA MAS É TUA TBM SE COMEÇARMOS A KEIMAR SÓ PRA GANÂNÇA EU PERCO MAS TU TBM PERDES E AS VESES MUITO MAIS... ISSO RITA CONTINUA ASSIM... (K)

terça-feira, julho 26, 2005 1:23:00 da manhã

 
Blogger Rita said...

Pois, esse é o problema de muitos que põem fogo nas nossas florestas, esquecem-se que é de todos e que ninguém tem o direito de destruir o que a mãe Natureza nos dá.
Mas eu acho que as pessoas que fazem isso são pessoas ignorantes, limitadas e poucachinhas. E claro, sem educação nem civismo. Mas verdade seja dita, a maioria do povo português é assim...

quarta-feira, julho 27, 2005 12:55:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home