quarta-feira, junho 29, 2005

Eu vi...

Eu hoje estive num sitio onde me esqueci que estava em Portugal, onde só me lembrei que o racismo existe porque pensei que é completamente estúpido.
Eu estive a jantar numa sala onde a maioria era gente oriunda de africa. A minha mesa era de seis pessoas. Eu era uma dos três brancos, os outros dois eram os meus pais. Ao nosso lado estava uma enorme mesa cheia de gente e eu não sei dar uma percentagem de brancos ou de pretos. A única percentagem que sei dar é que estavamos todos bem cem por cento bem, não havia diferenças.

Vi algo que não costumo ver com muita frequência, vi abraços entre brancos, entre pretos, entre brancos e pretos.
Não havia confusões. Não havia pessoas a embebedarem-se, não havia pessoas a falar alto, não havia pretos com aquele andar à "xunga" como estamos habituados a ver. Não havia diferenças. Ali, a única diferença era mesmo o tipo de melanina, se é que há melaninas diferentes.

Ali, naquele siito eu dei por mim a pensar, a ter vontade de escrever e de registar esses momentos e de dá-los a conhecer, partilhá-los e de mostrar que não é a cor que define a educação e inteligência do ser humano.
Vi ali pessoas inteligentes que quiseram, procuraram e conseguiram ter uma vida melhor.
Eu vi ali médicos, advogados, engenheiros, músicos, locutores de rádio, funcionários públicos...e não vi faltas de educação nem gente a sobrepor a voz para se fazer ouvir nem vi ninguém a interromper outro para falar.
Eu vi a boa educação, a mesma que falta àqueles que estupidamente estão a conseguir fazer com que a ignorância seja relançada através do racismo. Mas não só a esses pois também há muito braquinho "tuga" que parece não ter recebido educação. E não é só o branquinho que não tem muitas posses, incluo também o branco que tem tudo para ser educado mas julga-se o dono do mundo porque anda com roupinha boa e telemóvel topo de gama, e que não respeitar o outro.

Isto tudo para dizer, mais uma vez, que o racismo é uma atitude estúpida e de quem não tem olhos na cara...ou de quem tem mas seja limitado e não consegue ver coisas boas.

Eu também vi um preto que é Músico, mas excelente músico. Não daqueles que se diz ser e não se esforça ou que prefere atalhos mais fáceis e recorrer às tecnologias para aperfeiçoar o que não consegue fazer bem. Eu vi um Homem que ama a Música, que defende a Música, que se chateia, irrita-se e refila quando ouve algo que não está a ser bem tocado. Eu vi um compositor, pianista, guitarrista, vocalista...eu vi um Músico como nunca tinha visto. Sim, como NUNCA tinha visto.