sexta-feira, junho 24, 2005

A Carris

Quem anda de transportes públicos deve conhecer bem como funciona essa empresa. É uma desgraça! Os autocarros demoram mais tempo do que deviam a passar, as paragens enchem-se de gente, muitas vezes os motoristas são uns antipáticos e esquecem-se que são pagos para fazer serviço público.

Para além disto tudo, a empresa andou a fazer publicidade enganosa! Ah pois é!
É que aí há uns tempos havia um anúncio a propósito daqueles paineis "informativos", e nesse anúncio a ideia que queriam passar aos consumidores, era que aquilo seria muito bom porque permitiria aos utentes saber quanto tempo falta para o próximo autocarro chegar e assim saberem o que fazer às suas vidas. Mas a distância que vai entre o que é dito no anúncio e a realidade vivida por quem espera e desespera numa paragem de autocarro, é abismal!

Estava eu na paragem do 20 e do 38, no rato, e olhei para esse painel mentiroso. Estava lá escrito " 20-Alto de Santo Amaro 9 minutos" , " 38-Calvário 3 minutos". Passados três minutos o mesmo painel dizia " 20-Alto de Santo Amaro 7 minutos" , "38-Calvário 1 minuto".
Aplicando o conceito matemático que se aprende na primária, vejo que se antes dizia 9 minutos e se passados 3, o mesmo painel diz 7 minutos é porque algo está mal. Entretanto lá passou o 38, em que eu não entrei. Os 7 minutos que então estavam anúnciados para o 20 prolongaram-se em 10...mas o autocarro não chegou. E pior!! Muito pior! Aquilo passou de 7 minutos para 36 minutos! É verdade, estava lá escrito 36 minutos!

É isto que a Carris chama simplificar a vida aos utentes. Isto tudo para dizer que aquilo é uma tanga! É uma tanga suportada por nós, utentes, que todos os meses lá entramos com quase 25€ para ter o famoso Lisboa Viva activado para os próximos 30 dias.
Mas também somos nós que somos prejudicados porque a Carris não quer ceder às exigências dos trabalhadores. A Carris queixa-se de falta de dinheiro, aumenta-nos os passes em 3% mas põe máquinas que NÃO SERVEM PARA NADA! nos autocarros. Se pensam que aquilo é útil desenganem-se! É fácil entrar no autocarro sem validar o título de passe, sem que o motorista repare. Passar com o passe e dar sinal vermelho ou luzinha amarela é igual! O condutor está-se nas tintas!

Mas os nossos passes aumentam porque a gasolina aumenta. Mas nós também estamos a pagar esses paineis informativos que nada informam, que nada ajudam, que nada melhoram os serviços prestados pela Carris.

Só gostava que as queixas típicas de paragens de autocarro acabassem. Os administradores, o departamento de Marketing da empresa não nos ouve. Enquanto estamos lá à espera do autocarro que nos leve ao destino, esses responsáveis estão sentados nas suas secretárias preocupados com contas. Nada mais do que contas. Eles não se importam connosco, eles não se importam se os autocarros demoram a passar. Eles têm os seus carros ( na sua maioria bons carros) estacionados no parque de estacionamento. Eles não andam de transportes. Eles não sabem nada. Só sabem dizer que fazem de tudo para melhorar o funcionamento da empresa, mas nunca vemos o resultado desses esforços. O que vemos só nos leva a pensar que os esforços são em sentido contrário..o de piorar o trabalho da empresa.

Caba a cada um de nós que sofre com isso manifestar a nossa revolta!
Não me vou ficar por este post num blog que poucos sabem que existe. Vou à Carris, vou à DECO. Parada é que não posso ficar. Mesmo que não mude nada, ao menos vou sentir que não estive parada.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ya eu tenho um desses placares á porta de minha casa,ker dizer tinha anteontem tava a vir do treino vi dois cigados a fugir com a parte de cima dakilo, como arrancaram...pah dou-lhes 10 pontos pela engenhosidade lol

ass Né

sexta-feira, junho 24, 2005 10:53:00 da tarde

 

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