terça-feira, outubro 11, 2005

Poupar é um luxo

Acho imensa graça ao facto de haver quem se queixe que o €uro é escorregadio, mas esquecer-se que nós, consumidores, é que temos a decisão final sobre onde usar o nosso dinheirinho.

Há aquela parte da população que realmente não tem, e por não ter não pode gastar. A esses olho com admiração por conseguirem sobreviver.

Depois há aquela parte que está sempre a lamentar-se que a vida está cara, mas nem por isso se dá ao luxo de poupar um pouco mais. Até parece ser algo contraditório dizer isto, mas faz sentido se pensarmos que só poupa quem pode poupar. Poupar já é um luxo. Não daqueles como um bruto BMW série 5, nem um Mercedes topo de gama, mas não nem toda a gente tem possibilidade de poupar, como outros gostariam…

E são esses, os que podem poupar e não poupam, que me causam alguma incompreensão. Não me vou armar em detentora da razão e dizer que me dou ao luxo de poupar, não vou por esse caminho. Vou sim por um outro caminho onde me sinto à vontade para dizer que faço os possíveis para concretizar esse luxo.

Verdade seja dita, não é difícil de todo. O que dificulta são os nossos olhos gulosos e a nossa ânsia por coisas novas, por algo que nos faça acreditar que ainda temos algum poder de compra.

Mas a maioria das coisas difíceis tornam-se mais acessíveis quando carregamos num botão que temos no nosso cérebro que liga a força de vontade.

Poupar implica o termo de uma série de vícios ou hábitos que podem perfeitamente ser suprimidos, e saber abdicar de certas coisas em proveito de outras.

Isto tudo para dizer que muitas vezes não compreendo o que me rodeia!