sábado, julho 23, 2005

"Muda de vida se tu não vives satisfeito"

" Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida ti a latejar.

....

Olha que a vida não, não é nem deve ser
como um castigo que tu terás que viver"


Vinte anos feitos, há três inscrita na mesma faculdade. Numa faculdade onde só me senti bem na altura das praxes...a partir daí o desconforto foi-se instalando. Há um ano pensei ir embora de lá, pedir transferência. Não quis ser precipitada e lá continuei.
Os dias têm passado, os semestres também, mas o desconforto fica e tem sido maior. Aquele espaço já não me diz nada. Quero sair de lá. Não quero que esse desânimo se alastre mais e acabe por me tirar o incentivo do curso. Eu gosto do curso, mas não gosto da faculdade.

A vontade de mudar é enorme, mas a guerra com quem a paga poderá ser grande também. Sinto-me perdida sem saber muito bem o que fazer. Sinto que tenho que mudar, dizem-me que a mudaça passa por estudar mais. Não posso desmentir, mas também não posso aceitar de boca calada que me acusem de não estudar. Será que ninguém entende a frustração que é estudar e não ver as notas boas na pauta? Será que não entendem que para mim é terrivelmente frustrante ver que estudo tanto como outros de outras faculdade e ter resultados inferiores?

Estou perdida! Alguém me ajude! Não quero sentir que estou a queimar tempo da minha vida. Eu sinto que se não tentar sair do ISEG não me vou sentir bem. Eu prefiro repetir anos e ter melhores notas e mais prática, do que continuar lá. Se lá ficar depois fico mais um ano a fazer melhorias...prefiro mudar-me e se for caso, começar quase do zero.

Preciso de mudar!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o que te faz nao gostar da faculdade? as pessoas? o funcionamento da faculdade? os profs? linda, coisas más encontram-se em todo o lado. A faculdade não são os ciclos e o secundário, onde fazemos amigos e encontramos professores que so se interessam pelo nosso sucesso (sim, sei que em parte fomos priveligiadas por pertencermos aos salesianos, uma familia de alunos e professores e um ensino espectacular). A faculdade é um mundo de competiçao, n é fácil fazer amigos que fiquem para a vida.. muitos sao meros colegas de trabalhos de grupo, de mesa, parceiros e adversários de sueca... é um mundo diferente. Até alguns profs nos vêem como futuros rivais. Se gostas do curso, luta um pouco mais, nunca é suficiente. Transferência pode n ser fácil, principalmente porque te transferes de lisboa para lisboa... o que aos olhos do ministério não vai fazer sentido. mudança de curso, de privada para estatal (ou vice-versa, o que penso ser raro quando se trata de permanecer no mesmo curso), de concelhos (de aveiro a faro passando por coimbra e lisboa) é diferente de uma transferência para o mesmo curso, numa outra faculdade no mesmo distrito, ja para n falar em concelho. Pensa bem nisso... não é brincadeira! às vezes, a mudança n passa pelo exterior, pelo que nos rodeia, mas sim por nós mesmos, pela nossa maneira de encarar as coisas, pelo nosso interior! Força, luta um pouco mais... se precisares de falar, já sabes ;) **

segunda-feira, julho 25, 2005 12:46:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

linda, tu sabes bem q t apoio em todas as tuas decisões e já tivemos a falar sobre a tua mudança d curso...
eu por exemplo, entrei no Instituto Superior Tecnico. toda a gente diz q devia estar feliz, q é o sonho d mt gente q vai para eng. e q nunca conseguem lá entrar. pois bem, a verdade é q n me sinto contente, pois a faculdade n é o q esperava e o curso revela-s + dificl q o esperado em parte pelos profs q têm calhado. sinto o mesmo q tu... vejo-m a trabalhar semestre atrás d semestre e n vejo os resultados a aparecerem na pauta no final de cada semestre qd durante 3 meses farto d me trabalhar e de estudar noites após noites, a ponto d me querer mostrar q o defeito n pode estar em mim...
isto piora tudo qd temos um irmão gemeo q está no ISCTE e q vemos q tem trabalhos, é verdade, mas q chega a casa com calos nas mãos d andar tardes inteiras a jogar matraquilhos e q sem mt esforço, comparado com o q faço, consegue passar a todas as cadeiras e com grandes notas...
isto tudo para dizer q eu já pensei em mudar, mas como a nokas diz, dificuldades existem em todo o lado e s eu ainda n troquei, é pq ao trocar poderia acabar o curso + rapido, m talvez n obtivesse emprego, enquanto q no tecnico, qd acabar o curso, provavelmento tenho logo saida.
no teu caso, e sabendo o q sei sobre o caso, resta-m desejar-t boa sorte para a mudança, pois n teu caso, n s resume a dificuldades onde fores parar, mas sim a dificuldades no local onde estás q n conseguem deixar-t ser uma boa aluna e q t andam a prejudicar. por isto tudo, conta cmg para todas as tuas decisões e para o ano espero visitar-t na facul do meu irmão.

bjs doces deste grande amigo

bruno assis paixao

segunda-feira, julho 25, 2005 11:33:00 da manhã

 
Blogger mj said...

Oi amiga.
Fiquei triste por saber isto, mas aliviada por teres a maturidade de te questionares e pensares a ideia de poderes começar de novo.
Viver implica por vezes tomar grandes decisões.
Tens 20 anos, e a vida pela frente.Por isso mudar não é desperdiçar a vida, perder tempo, mas sim crescer e enriquecer como pessoa.
Os sonhos mantêm-se, a motivação também, os caminhos às vezes mudam, ou mudamo-los nós.
Não te conformes, amiga.
eu (e muitos outros amigos) estou aqui para te dar todo o apoio sempre que te sintas à beira de desistir.
Fight for your dreams.
MAntém sempre essa luzinha interior e segue o coração, ele ha-de dar-te respostas.

segunda-feira, julho 25, 2005 11:49:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Olá minha querida,

Mandei-te um texto, até longo, mas julgo que ao clicar fiz mal.
Como etsou com muita preguiça, só te vou dizer para leres bem o cmentário das 12H46m, pois é bastante sensata. Podemos articular os sonhos com a realidade. Tu até gostas do curso, pq. mudar de faculdade? Com todo o respeito e não me leves a mal, não podes, por um capricho pôr em causa três anos já feitos. E digo isso não por causa dos teus pais. Pensa bem, não tens motivos nenhums (julgo eu) para te sentires dessa forma. É só fazeres um pouquinho de esforço, está bem?

Bjs. Dé

segunda-feira, julho 25, 2005 12:19:00 da tarde

 
Blogger Rita said...

Dê, não são três anos,são dois. Ao fim do primeiro pensei mudar, falei com a São e com o Nelson e achei melhor ficar mais um ano a ver no que dava. E o que deu é que eu não estou mesmo a gostar daquilo.
Eu já me decidi, eu vou tentar a transferência e se não conseguir eu fico um ano apenas e só a fazer as cadeiras que me faltarem e a fazer melhorias.
Podia muito bem deixar para depois do quarto ano,mas nessa altura o que eu mais vou querer é trabalhar em vez de estar a melhorar coisas que já lá vão. Além disso, aquilo lá no ISEG está a complicar a vida. Eu para o ano deveria começar a ter disciplinas optativas, deveria porque se lá ficar não vou começar porque não me vou inscrever. A razão é simples, a partir do próximo ano, as inscrições nas disciplinas de melhoria é feita por ranking, ou seja, quem tem as melhores médias está à vontade para escolher a disciplina e a turma. Está claro que hão-de escolher as mais fáceis e acessíveis. Quando nessas disciplinas deixar de haver vagas, azar! Eu não acho que isto seja correcto. Ok, até podem dizer que isso benefícia quem tem melhores notas, tudo bem, é verdade que devem ter alguma gratificação. Mas isto também faz com que aqueles que por desânimo, tipo eu, não têm essas médias, se sintam ainda pior e mais marginalizados e obrigados a fazer disciplinas que se calhar não eram as que desejava, sejam elas mais ou menos dificeís.
Eu gosto do curso mas não gosto da maneira como as coisas funcionam lá naquela faculdade. Eu gosto dos colegas. Eu também gostava muito de não ter vontade de sair, mas tenho e vou tentar. Eu conheço quem esteja no último ano do seu curso e esteja saturado, tudo porque muitas vezes essa desmotivação começa pela faculdade, professores, etc. Eu gosto do meu curso, não sinto que errei na escolha! Mas não quero que o desânimo se alastre e me faça pôr em causa a minha escolha de há dois anos. Eu não quero estar lá a fazer o curso só por fazer, eu quero fazer para me sentir realizade e feliz comigo mesma. Se eu tenho possibilidade de sair ou de simplesmente fingir que começo quase do zero, ficando lá, mas a fazer melhorias e esforçando-me mais do que nunca, eu prefiro fazer isso. Um ano agora ou um ano depois do quarto ano feito só é a mesma coisa porque ambos os anos têm 365 dias. Eu prefiro investir (atenção que investir é bem diferente de perder) o próximo ano nisso do que perder o ano a seguir ao fim do curso a fazer melhorias, isso sim será perder tempo. Eu prefiro fazer isso agora que muita coisa ainda está fresca na minha memória. Eu não quero chegar ao fim do curso e pensar que devia ter feito qualquer coisa a meio.
Eu sei que me posso esforçar mais e mais do que nunca é isso que eu quero fazer. E é isso que eu vou fazer porque eu quero que daqui a um ano eu e quem me rodeia pensemos que valeu a pena ter usado esse ano para isso. Eu estou decidida a isso. Eu tenho um grande defeito que é demorar-me a decidir, mas uma vez decidida dificilmente volto atrás e não desisto enquanto não consigo o que quero. Sempre fui assim, sempre me dei provas disso, não vai ser agora que vou mudar...
Eu já me decidi, ou ISCTE a fazer as disciplinas que não têm equivalência, ou ISEG a esforçar para melhorar o que está feito.

segunda-feira, julho 25, 2005 6:32:00 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Oi querida,

Como já estamos conversadas desde ontem, por isso um beijinho.

terça-feira, julho 26, 2005 10:46:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home