quarta-feira, maio 10, 2006

(Boa) Educação

Há alturas em que tenho que fazer algum esforço para não arranjar possíveis conflitos.

Hoje aconteceu uma situação dessas, em que pensei duas vezes antes de dizer qualquer coisa.

Estava eu na paragem do autocarro, e ao meu lado estavam sentadas duas meninas pequeninas acompanhadas da sua avó. A avó tinha todo o ar de "tia", tá a vere? Como não sou surda, tinha mesmo que ouvir a avozita a falar, e apercebi-me que ela não era nada coerente na forma como tratava as crianças. Umas vezes saia-lhe "Carolina, não faça isso!", outras vezes saia-lhe "A avó já te dá".

Apercebi-me, então, que a senhora devia querer incutir às pequenas o tratamento "tio", mas que isso ia contra a forma como ela falava. É coisa que não entendo...mas não me preocupo com isso, não me perturba.

No meio de tanta confusão entre vocês e tus, a pequenina mais velha que estava com o bollycao na mão (atenção, a avó diz que é bollycao e não pão com chocolate!) quis oferecer à mais novinha. Até é um gesto amoroso naquela idade, na idade em que querem tudo só para eles.

Eu até acho que é um gesto de devia ser sempre incentivado! Ensinar a partilhar. Mas a avó não acha o mesmo e com um ar de nojo disse à menina "o que a Matilde põe na boa, não vai para a boca da Carolina!". Eu acho que a pequena, ainda que pequena, podia compreender isso se se tratasse de uma pastilha mastigada ou algo do género...mas ela só quis partilhar o bollycao depois de ter dado uma dentada!

Enfim, acho que não teve mal nenhum, mas não tinha nada a ver com o assunto.

Uns minutinhos depois, o chupa chupa que a mais nova estava a comer partiu-se. Era pequena mas já tinha idade para comer um rebuçado, por isso acho que não seria problema nenhum ela acabar de comer o chupa-chupa.

Mas a avó acho que havia problema e mandou a criança deitar aquilo fora. A menos de um metro de nós estava um caixote do lixo, a avó apenas teria que levantar o rabiosque do banquinho e ir lá deitar o chupa chupa fora. Mas, limitou-se a mandar a pequenina deitar aquilo fora, mas precisamente para o chão, como ela mesma disse.

Eu achei aquilo realmente irónico. A mulher que deve querer incutir às crianças o tratamento por você, e que acha que é porcaria partilhar um bollycao, entre irmãs, é a mesma que ensina as netas a deitar o chupa chupa para o chão!

Tanta coisa com a educação, mas vai-se analisar melhor e vemos que é só fachada!!


Chauffeur Navarrus, dia 27 de Maio na Antena1.
http://www.chauffeurnavarrus.blogspot.com