domingo, fevereiro 05, 2006

Caricaturas desnecessárias

Já nem me lembro do que é escrever neste blog!

Depois de mais de um mês de silêncio, estou de volta.
Esta coisa da liberdade de expressão é muito complicada. A liberdade acaba quando começa a liberdade do outro, mas o problema é que raramente se entende onde começa a liberdade do outro, e o que é a liberdade.

Liberdade para mim não é poder dizer e fazer tudo o que dá na cabeça. Nada disso! Para mim liberdade está intimamente ligada ao respeito pelo outro. Quando se faz ou dia qualquer coisa que desrespeite o outro, deixa de ser liberdade e passa a ser excesso de liberdade associada à falta de bom senso.

E acho que foi isso que aconteceu a quem fez aquelas caricaturas na Dinamarca. Por todos os motivos e mais algum, acho que foi um acto de pura inconsciência!

Todos nós sabemos, ou deviamos saber, que a religião, seja ela qual for, tem que ser respeitada. Também sabemos que o mundo árabe é completamente diferente deste nosso mundo ocidental. Sabemos perfeitamente que se "brincar" com a nossa religião já nos causa algum mal-estar, e deviamos imaginar que quando se trata de "brincar" com os muçulmanos a coisa pode tomar outras proporções. Acho que isso é óbvio! E por isso mesmo não compreendo como foi possível "deitar" cá para fora tais caricaturas...