Motivação
Pelo que aprendi em psicologia de 12º ano, a motivação é um cnjunto de forças que sustentam, regulam e orientam acções para determinados fins. Aprendemos também o ciclo motivacional que consiste em cinco elementos, a necessidade, o impulso, a resposta, o objectivo e a saciedade.
Este ciclo diz que a necessidade é o desequilibrio causado por falta de algo, e que essa mesma necessidade vai provocar o impulso, que é a activação para um comportamento. Este impulso não tem significado se não houver resposta, isto é, toda a actividade desencadeada pelo impulso. Claro está que este três elementos implicam um objectivo a atingir e com isso a diminuição da necessidade que desencadeou este ciclo.
Ora, reflectindo sobre isto, vejo que o comportamento motivado tem sempre um fim e que o ciclo motivacional só se fecha quando o objectivo é atingido.
Assim sendo, e transportando esta teoria para a vida do dia-a-dia, vejo que a motivação é algo essencial para que se criem objectivos reais e se aumente a auto-estima.
Mas não é assim tão linear quanto parece. Imagine-se um estudante que procura alcançar o objectivo de ter boas notas. A força que impulsiona o aluno a procurar a obtenção de notas é activada, o objectivo é traçado. E depois? E depois há duas hipóteses possíveis, o sucesso ou o fracasso.
E estas duas hipóteses são muito relativas e penso que são a base para o ínicio de um novo ciclo ou a queda num abismo. O fracasso ou o sucesso podem ser vistos de duas perpectivas, a perspectiva interna, isto é, de quem procurou alcançar o objectivo e a perspectiva externa de quem vê o sucesso ou o fracasso de fora e faz logo o "filme todo".
E é aqui que começa tudo. Se um estudante consegue notas, é habitual só olhar-se para a o último elemento do ciclo motivacional e ninguém se importa com o resto do ciclo motivacional.
Mas, se pelo contrário, o aluno não conseguir alcançar o seu objectivo, tem que suportar o seu próprio fracasso e ouvir comentários externos. É duplamente frustrante e ninguém se apercebe disso. Ninguém se preocupa em tentar perceber se houve ciclo motivacional e se houve, quais os motivos que levaram ao fracasso. É como se fosse algo somente dependente de variáveis internas, isto é, apenas situações que o aluno pode controlar, e nunca se pondera a hipótese de variáveis externas.
Está aqui o meu desabafo.
2 Comments:
Sou eu mesma a fazer um reparo a este texto..eu bem que podia ter tido mais cuidado e não escrever duas vezes "ciclo motivacional" no mesmo parágrafo...Enfim, para a próxima sai melhor. Sorry.
segunda-feira, fevereiro 06, 2006 11:45:00 da tarde
Bem há que tempos que não escrevias por estas bandas...
Bem eu também aprendi essas coisas todas que descreveste aí em cima...
Mas acho que quando alguém tem um objectivo muito forte, fundamentado e a prossecução desse objectivo recorre ao coração, é possível mover montanhss.
Mas também concordo cntg qd falas na frustração... Eu tou altamente motivado e também muito frustrado, mas desta vez vou dar o litro para a frustração não se apoderar de mim...
Eh eh he he :D
quinta-feira, fevereiro 23, 2006 12:16:00 da manhã
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