Há uma coisa que me faz tremenda impressão, a televisão. No meu entender a televisão é quase um espelho da nossa sociedade, cultura, enfim, do nosso país. E é triste ver como a programação dos canais de televisão, é degradante!!
Falando dos quatro canais, aqueles a que todos têm acesso.
De manhã é logo aquele abuso de programas da manhã. Aquilo dura imenso tempo, e eu pergunto qual é o interesse daquilo. Pronto, entretem algumas pessoas, as pessoas que por diversos motivos passam a manhã em casa. Mas é mesmo necessário ter aquela carga horária toda, em três dos quatro canais?!
Tudo bem que há gente que fica em casa sem ser por opção, que há pessoas mais velhas que precisam de ter algum entretenimento, mas não há mais nenhuma forma de entreter essas pessoas? Claro está, sem se utilizar a decadência total como "Quinta das Celebridades", "Big Brothers" , "Acorrentados" , "Fiel ou Infiel"...enfim, essas banhadas todas!
Se bem me lembro há uns anos havia concursos, havia mais documentários, mais séries interessantes, mais desenhos animados, até!
Isto tudo da parte da manhã. Depois dá o noticiário da hora do almoço. E o que é que se segue? Mais programas do mesmo estilo dos que deram de manhã!! É um enjoo! Depois chega a hora das novelas. Aí a RTP já é bem mais razoável, mas como não costumo ver televisão, não sei o que dá durante o tempo quem na SIC e na TVI passam umas quantas novelas de seguida, até à hora do jornal da noite, às vinte horas.
São novelas atrás de novelas, e como se não bastasse, ainda se dão ao luxo de repetir!! E o pior, o mais decadente foi o que aconteceu na SIC há pouquíssimo tempo, pôs-se a repetir uma novela que nem há dois anos( se tanto) tinha acabado de dar!
Se falarmos das novelas da TVI a coisa não melhora, no meu entender, até piora! Não tenho nada contra os actores portugueses, até acho que temos bons actores, embora seja uma minoria. Mas, por hoje, não me vou estender a esse campo, vou-me limitar à programação. E, claro está, que se uma novela dura meses e meses, a programação não muda!
Eu bem me lembro que há uns tempos passou na TVI uma novela, que se não me engano se chamava "Queridas Feras". Não sei quanto tempo durou aquela novela, sei apenas que fiquei com ideia que aquilo durou imenso tempo, muito mesmo. Mas pior ainda, é pensar que aquilo durou imenso tempo, não por ter uma história cheia de peripécias, mas sim porque a história era "morta". Eu lembro-me de passar os canais, de vez em quando, e quando passava por aquilo dava-me ao trabalho de lá ficar um pouco só para ver se tinha já avançado alguma coisa. Curiosamemte lembro-me de sempre pensar "o quê, ainda nisto?!". Mas isto dá pano para mangas, e outro dia, opino sobre isso.
Chegando ao fim-de-semana...Bom, aqui devo confessar que se durante a semana pouco vejo televisão, ao fim-de-semana ainda menos. Vou vendo à hora do almoço. Pois é precisamente nessa hora, como hoje, que eu vejo a pobreza da nossa televisão.
Programas como aqueles que dão na SIC pelas duas da tarde, ao fim-de-semana, para mim são intragáveis!! Eu não consigo ver interesse nenhum naquilo! Fazem entrevistas a personagens que eu desconheço, não faço ideia quem são, o que fazem e porque raio estão a ser entrevistados. Ou será que não estão a ser entrevistados?! Às vezes não sei...Eles riem-se de coisas sem piada, gozam com as pessoas, julgam-se donos e senhores da piada e da razão. Pois eu sou franca, aquilo para mim é lixo. É de um nível baixo! Tão baixo que põem pessoas mascaradas a dar as suas opiniões negativas sobre uma pessoa do chamado "jet7". Já é de péssimo nível dizer-se o que se diz, à frente das câmaras, e penso ser pior ainda porque é dito com máscaras! Então, afinal de contas, essa gente não sabe criticar dando a cara?! Sejam gente de príncipios e vejam lá se isso está correcto!
Enfim, há uma quantidade de programas que não prestam, que não cultivam, e que só fazem piorar a nossa sociedade.
É por isso tudo, que eu cada vez vejo menos televisão e oiço mais rádio.