sábado, setembro 10, 2005

Um singelo conselho sobre leitura

Ao escrever o último texto lembrei-me de outra coisa que também aconteceu nestas férias.

Se lá pelo outro lado do Atlântico passou o “Katrine”, por cá passaram os incêndios a queimar parte do que restou dos incêndios do ano passado.

Também por cá, quem poderia dar alguma palavrinha ou ter soluções para acabar com tal desgraça, não interrompeu as suas férias.

Mas verdade seja dita, que por cá há mais razões para que o tal senhor interrompesse as suas férias. Até porque os incêndios podiam ser combatidos, afinal não são tão incontroláveis como uma tempestade. Até é bem mais fácil, basta querer e que se trabalhe para isso.

E eu não acho que trabalhar na prevenção de incêndios seja arranjar meios para o seu combate. Pois isso já pressupõe que tenha começado. Mas sim, prevenir o aparecimento de incêndios.

Eu acho mesmo que a prevenção é diferente do remédio. Para mim prevenir é fazer com que não aconteça. Não acho que disponibilizar helicópteros seja uma solução eficaz. Pode ser mais eficaz na hora de apagar, é verdade. Não estou a dizer que é mau haver helicópteros para combater o fogo. Apenas acho que meios e mais meios não é suficiente.

Há coisas por trás destes incêndios que eu acho que só se combate através de uma mudança na lei…