sábado, setembro 10, 2005

"KATRINE"

Xiii…Há tanto tempo que não me sento ao computador para escrever umas quantas linhas para o blog! Já perdi o hábito!

Durante as férias ouvi e vi nos noticiários o que se passava por New Orleans. Que coisa lamentável!
O que mais me fez confusão foi isso ter acontecido nos E.U.A. Sim, eu sei que não são imunes às catástrofes naturais, mas pelo menos têm capacidade para atenuar os estragos. Pelo menos é o que eu penso. E acho que é o que a maioria deve pensar…afinal de contas, é um país que não poupa quando se trata de guerras… além disso, e verdade seja dita, dá sempre alguma ajuda aos países que sofreram catástrofes naturais. Tal como aconteceu quando se deu o tsunami.

Das primeiras vezes que ouvi falar do “katrine” estranhei como é que não se tinha feito grande coisa para atenuar os danos, estranhei a ausência de grandes medidas preventivas.

Mas repito, das primeiras vezes OUVI falar. Não tinha visto as imagens. Quando comecei a ver as imagens comecei a aperceber-me de certas coisas. Estava a ver o que as câmaras conseguiram captar, e apercebi-me que o “tipo” de pessoas que ali estavam não era o mesmo “tipo” de pessoas que vemos noutras situações também nos E.U.A.

Se viram devem ter reparado que era maioritariamente afroamericanos (como os americanos brancos chamam aos americanos “pretos”). E pergunto-me se a falta de cuidados por parte das autoridades tem alguma coisa a ver com isso. Tento adivinhar qual seria o comportamento dessas mesmas autoridades se a população dessa zona fosse maioritariamente branca ou “não-afroamericanos”. Por outras palavras sem fazer distinção pela cor, se fosse numa zona mais rica.

Penso que seria diferente. Não tenho a certeza, mas acredito que os cuidados seriam um poucos mais sérios e eficazes.

O mais engraçado de tudo é o senhor Bush só se deu ao incómodo de interromper as suas “merecidas” férias num rancho do Texas, dois dias depois de tudo ter acontecido. Na cabeça dele não devia ser coisa grave para que o presidente desse a cara. Não que a cara dele fizesse a diferença, mas pelo menos para mostrar alguma preocupação.

Será que depois disso os americanos acordaram para pensar se os seus votos foram os mais correctos?

Qual teria sido a reacção do senhor Bush se tivesse havido um outro atentado feito pelos chamados terroristas? Creio que não perderia tempo em aparecer no repetido cenário que tem uma cortina azul por trás, a fazer mais um dos seus discursos…